Materiais: água, corante, leite, detergente, povilho ou talco, filtro de café, palito e papel sulfite para fazer o peixe. |
Chegamos ao terceiro bimestre e já estamos estudando o tema "água". Para facilitar a compreensão dos alunos sobre as características da água, elaboramos algumas atividades sobre tensão superficial e capilaridade, e de forma divertida, testamos a eficiência dessas propriedades características da água também em outros líquidos, como o leite.
Observamos que com a quebra da tensão superficial o povilho (substância muito leve) que estava sobre a água afundou, neste caso o detergente proporcionou a quebra pelo método químico química, agindo como uma substância tensoativa.
Povilho afundando na água e as cores se movendo no leite, devido a quebra da tensão superficial. |
Quando a tensão superficial é quebrada o peixe se move. |
O corante subindo na tira de papel filtro: Capilaridade. |
Os alunos fizeram vídeos e várias fotos para utilizarem em seus estudos e reproduzirem o experimento em casa com seus familiares.
As tecnologias podem ser utilizadas em sala de aula e os alunos devem ser orientados a utilizá-las em benefício de seus estudos e não como motivo de perca do foco, distração e desinteresse pela aula.