sábado, 21 de abril de 2012

Oficinas de Biologia, Química e Física para o Ensino Médio

Já está mais que provado que as atividades práticas em ciências auxiliam na compreesão de conceitos. Este ano, o CEUS está investindo em oficinas de biologia, química e física para os alunos do ensino médio e os encontros estão agentados com antecedência sempre para o horário da tarde às segundas-feiras (com o professor Víctor) e terças-feiras (com a professora Fabiana), sempre a partir das 14:00 horas. Seguem abaixo as fotos das atividades realizadas neste primeiro bimestre. Esperamos que os alunos que ainda não compareceram se sintam motivados, pois o ambiente é bastante descontraído e as atividades realizadas são previamente elaboradas com base nos conteúdos programáticos de cada série.
Oficina de microbiologia: ensinando técnicas de cultivo de microorganismos "in vitro"


Atividade prática de física: conceitos de calor, temperatura e combustão vistos na prática!

Oficinas de Biologia: extração de DNA de células vegetais; identificação de proteínas e carboidratos em alimentos, com o uso dos reagentes - solução iodo e biureto.
Estamos trabalhando baseados no Método Científico, onde o aluno elabora perguntas e tenta respondê-las através de experimentos, que podem dar um resultado imediato ou demorar alguns dias, como é o caso dos estudos com microorganismos.
Literalmente de olho no DNA: parte superior do tubo de ensaio!

Oficina de Biologia: estudo da ação dos atibióticos no desenvolvimento de colônias bacterianas. Oficina de Química: óxido-redução utilizando cobre e nitrato de prata reação - formando líquido azulado.

Oficina: interações biológicas entre bactérias e leguminosas - preparo do inoculante para sementes de feijão e soja.

Oficina de química: a química dos alimentos - identificação de açúcar-redutor com o reagente benedict.
Esperamos poder conferir juntos os resultados dos experimentos de vocês, nos nossos próximos encontros! Até a próxima postagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...