Esta semana realizamos uma atividade prática de ciências com os alunos do oitavo ano, onde analisamos o conteúdo nutricional informado nos rótulos de alimentos diversos. Observamos um elevado teor de sódio, principalmente nos biscoitos recheados e batatas, pouca presença de vitaminas nos alimentos infantis como farinhas para mingau, achocolatados etc. Nos alimentos direcionados ao público adulto, observamos que a grande maioria não indica no rótulo a presença e vitaminas. Por outro lado, os carboidratos, por serem a fonte principal de glicose - combustível para nosso corpo funcionar - está presente na maioria dos alimentos analizados e em níveis elevados.
Construímos um gráfico para melhor visualizar e poder comparar os componentes presentes nos alimentos e aprendemos que devemos olhar sempre o rótulo e calcular o valor por porção, pois consumimos calorias nos alimentos e nossa dieta tem por base apenas 2000 mil calorias, que podem ser adquiridas em um simples lanche com com chocolates e outras "guloseimas", sem outros nutrientes, sem fibras e muito menos vitaminas.
Para uma vida saudável precisamos seguir a regra da pirâmide alimentar, ter uma alimentação equilibrada, com inserção de frutas, legumes, sucos naturais e não abusar dos alimentos industrializados. Consumo moderado! Agora já aprendemos a ler e calcular o valor das calorias dos alimentos bem como os valores nutricionais por porção.
Nenhum comentário:
Postar um comentário