sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Oficina de Reciclagem

O sexto ano realizou hoje uma atividade de reciclagem. Utilizando caixas de leite a turma confeccionou caixinhas para presente, porta-lápis, bolsinhas etc. Com muita criatividade aprendemos na prática que quando o material é bem utilizado e armazenado pode ser reciclado e desta forma diminuir a produção de lixo que é um dos maiores problemas ambientais atuais.

Após a pintura das caixas, os alunos enfeitaram com tinta auto-relevo, cola colorida, fitas, laços, lantejoulas e tachinhas.




Recorte a tampa superior até a primeira dobra da caixa, em seguida abra fendas laterais com cerca de 3,5 cm  e dobre a aba para fora. Pinte a caixa com tinta acrilex fosca ou verniz, deixe secar e decore a seu gosto. Com perfurador de escritório, faça furos laterais para alças, caso esteja confeccionando uma bolsinha, ou furos para amarrar a aba que foi dobrada. Se desejar, recorte esta aba com beiradinhas especiais (existem tesouras que cortam picotado etc). Importante lavar a caixa de leite com sabão em pó e deixar secar bastante. Lavar a caixa antes de cortar, para que a água não penetre no papelão e o deixe estufado.
 




Faltando finalizar a parte superior, mas muito lindas!

Caixinhas prontas, nem parece caixa de leite!
Os meninos também fizeram suas caixinhas para presentear suas mães, alguns desenharam escudos de seu time favorito, postarei as fotos na próxima semana!


quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Alimentação saudável

Esta semana realizamos uma atividade prática de ciências com os alunos do oitavo ano, onde analisamos o conteúdo nutricional informado nos rótulos de alimentos diversos. Observamos um elevado teor de sódio, principalmente nos biscoitos recheados e batatas, pouca presença de vitaminas nos alimentos infantis como farinhas para mingau, achocolatados etc. Nos alimentos direcionados  ao público adulto, observamos que a grande maioria não indica no rótulo a presença e vitaminas. Por outro lado, os carboidratos, por serem a fonte principal de glicose  - combustível para nosso corpo funcionar - está presente na maioria dos alimentos analizados e em níveis elevados. 

Construímos um gráfico para melhor visualizar e poder comparar os componentes presentes nos alimentos e aprendemos que devemos olhar sempre o rótulo e calcular o valor por porção, pois consumimos calorias nos alimentos e nossa dieta tem por base apenas 2000 mil calorias, que podem ser adquiridas em um simples lanche com com chocolates e outras "guloseimas", sem outros nutrientes, sem fibras e muito menos vitaminas.


Para uma vida saudável precisamos seguir a regra da pirâmide alimentar, ter uma alimentação equilibrada, com inserção de frutas, legumes, sucos naturais e não abusar dos alimentos industrializados. Consumo moderado! Agora já aprendemos a ler e calcular o valor das calorias dos alimentos bem como os valores nutricionais por porção.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...