domingo, 23 de fevereiro de 2014

Educação Sanitária Para as Escolas Rurais

A escola CEUS realizou curso de capacitação para os professores do ensino fundamental e para os professores de ciências sobre Educação Sanitária. Os professores capacitados realizaram atividades com os alunos sobre brucelose, febre aftosa e demais doenças relacionadas ao meio rural além de estado de conservação dos alimentos.
Aluna Jessica montou uma maquete mostrando o ciclo de doenças relacionadas aos alimentos contaminados.
 
 
 
Ao lado a exposição dos trabalhos no intervalo do recreio. Os alunos apresentaram seus trabalhos alertando sobre o perigo dos alimentos sem procedência, mal embalados, sem especificação e contaminados; além dos frios e seus estados de conservação.
 
 
Alguns cartazes alertando sobre a raiva, doença que pode ser transmitida ao gado, cão e aos humanos, neste caso sem cura, podendo levar à morte.
 
 
 
 
 
 
Os alunos participantes do projeto no ensino fundamental II foram os do sexto ano, que além de certificado, ganharam uma mochila com livretos sobre cada doença estudada.
 
Turma 601 durante a Feira, participando do stand Educação Sanitária.

Segue abaixo algumas fotos das atividades e oficinas do projeto em sala de aula, muita descontração

 
Meninas super faladeiras.... opps super poderosas da tia Fabi.
 
Rindo da vaca né, eu percebi.
 
Fazendo as palavras cruzadas e as atividades do livro.

 
                                       Valeu lindos, aprendemos bastante juntos!

II Feira Integrada CEUS

Foi realizada no terceiro bimestre de 2013 a II Feira Integrada CEUS, que contou com a brilhante participação dos alunos, que atuaram como monitores, em apresentações musicais, mostra científica, apresentação de banners e desta vez com a participação dos projetos de educação física, sobre alimentação saudável. A primeira feira foi realizada em 2011 e teve duração de apenas um dia; nesta edição a escola CEUS inovou e ampliou o evento para três dias, além de permitir o acesso do público ao evento, que aconteceu no CEUSinho.
 
Alunos do ensino médio e fundamental II. Acima, alunos do sexto participantes do projeto educação sanitária.
Alunos do ensino fundamental I e II apresentando seus trabalhos.
Mostra de reciclagem, bucha vegetal e palha de bananeira, organizada pelos alunos do segundo ano do EM.
 
A mostra científica apresentada pelos alunos contou com experimentos nas áreas das ciências exatas e biologia, os alunos apresentaram seus resultados sob a forma de banner e alguns ainda fizeram algumas demonstrações para o público durante o evento.
 
O projeto alimentação saudável visou conscientizar os alunos e demais funcionários sobre a forma correta de se alimentar, toda unidade escolar foi envolvida no projeto, inclusive a educação infantil; com mostras de sucos, sanduíches, alimentos confeccionados com cascas (que seriam descartadas e são ricas em nutrientes), o projeto foi aprovado pelo público e incentivou os alunos a cuidarem de sua alimentação. Além disso, os resultados desse projeto, que foi realizado na escola durante o ano letivo de 2013 foram apresentados na feira. Nestes resultados, as professoras Roberta e Eliete apresentaram um balanço das medidas de massa corpórea e índices de gordura de alguns entrevistados antes e depois do projeto. Vale ressaltar que a identidade dos participantes nesta pesquisa foi preservada.
 
Momentos de descontração na sala cantinho da paz. Exercícios de relaxamento, massagem, música e sorrisos.
Além de cuidar da alimentação é preciso cuidar do corpo, exercitar-se, monitorar a pressão arterial, o peso e cuidar do bem-estar. Foi essa a proposta da sala de relaxamento, onde as professoras ensinaram técnicas de alongamento que podem ajudar na postura corporal evitar dores e incômodos no final do dia.
 Ao alunos do CEUSinho também apresentaram seus trabalhos na feira. Com bastante criatividade falaram sobre educação financeira, como economizar e fazer pesquisa de preços e ainda engordar seu porquinho; além disso, uma bela mostra de recicláveis e alimentos alternativos.
Acima, as alunas integrantes do projeto "escola limpa", que visa conscientizar os alunos sobre a conservação da limpeza da escola, descarte adequado do lixo dentre outros.
 
Alunos do ensino médio apresentando trabalhos aos alunos do CEUSinho.
Os alunos do ensino médio atuaram como monitores na feira, orientando os demais alunos e frequentadores do evento. Vale ressaltar que em 2013 a escola CEUS inseriu a ministração de monitoria onde alguns alunos formaram grupos de estudo e auxiliavam seus colegas em algumas disciplinas.
Alunos do ensino médio inovaram com o funk  sobre descarte inadequado de resíduos" e o mar aumentando.... Momento cívico, com apresentação da banda marcial e Hino Nacional.
 
O ensino fundamental também apresentou mostra de dança sobre alimentos saudáveis.
E também teve teatrinho e jogral.
 

Não poderia faltar a dança do ensino médio e, como ninguém é de ferro o "momento Robert" foi apimentado com adereços que deixaram os participantes muito lindos! Não esquecendo de citar a canção do nono ano que emocionou o público. Até a próxima feira!
 
                  CEUS, 20 anos de ensino com qualidade, ética e respeito!

Aluno do CEUS é aprovado em Gestão Ambiental no Instituto Federal do RJ


O aplicado aluno Lucas Roque Paes é aprovado no IFRJ em Gestão Ambiental. Parabéns Lucas, a escola CEUS está feliz por ter participado dessa sua conquista!!!
Lucas Roque é o aluno da esquerda, de óculos. Foto da Feira Integrada CEUS 2013
 

 

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...