quarta-feira, 20 de março de 2013

Confecção da Horta Vertical com Alunos do 5º Ano


Já começamos a preparar os canteiros de garrafas PET na hortinha vertical do projeto FLORESCER. Os alunos do quinto ano demostraram muita habilidade na confecção das garrafas, alguns arriscaram fazer em casa para suas mães cultivarem alguns temperos. Em breve nosso canteiro estará todo cultivado.

 Depois de preso no muro, os canteiros já foram semeados por outras turmas que farão o acompanhamento do desenvolvimento das sementes.


sexta-feira, 1 de março de 2013

Cromatografia: extração de pigmento dos vegetais com alunos do quarto ano

Maceração das folhas para extração do extrato. Acima: a fita começando a revelar a cor.
A cromatografia é uma técnica utilizada para extrair o pigmento dos vegetais. Desenvolvemos esta atividade com alunos do quarto ano do ensino fundamental com o intuito de investigar se as folhas são apenas verdes. Utilizamos duas amostras de folhas, uma apenas no tom verde e outras nos tons amarelados e avermelhados. Observamos que as fitas com os resultados apresentaram cores semelhantes, nos tons verde, amarelo e vermelho, nas duas amostras de folhas.


Com este resultado discutimos com os alunos que as folhas não são totalmentes verdes, que elas refletem a cor verde, mais a presença de outras extruturas nas folhas revelam as cores que ela tem por dentro.
Sempre prezando por incentivar o trabalho em equipe e oferecer atividades diferenciadas que possam frizar conceitos já estudados ou mostrar conceitos que ainda serão vistos, de forma lúdica.

Educação ambiental na pré-escola: a textura das folhas

A animada turminha da professora Cinthia realizou ontem uma atividade de textura, utilizando folhas de diferentes tamanhos e formatos. Este ano temos como objetivo trabalhar a parte sensorial do aluno, a começar pelo tato. Analisamos as folhas junto com os pequenos e depois propusemos a ideia de conhecer a folha passando-a para o papel. Foi muito divertido.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...