quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Ciência e Arte: reciclagem e artesanato com sementes no ensino médio

Tela: "Arte em grãos".
 Alunos do ensino médio (turma 1001) realizaram nesta quarta-feira, atividades de reciclagem com garrafa PET e confecção de telas com sementes e recortes de tecido.

Durante a atividade os alunos discutiram sobre a visão do artista e sobre a mensagem que ele transporta para suas telas. Os achados fósseis e pinturas rupestres comprovam a teoria de que a transmissão de conhecimento através de imagens é muito antiga.

Os alunos experimentaram a experiência de transpor para a tela uma mensagem, onde cada um "leitor" faz a sua interpretação da mesma.



Utilizamos nesta atividade diversos grãos, dentre eles, ervilha, lentilha, feijão, arroz, milho, dentre outros.



Na tela feita com tecidos, diversos recortes coloridos de tecido foram utilizados, todos com texturas diferentes, além de tecido foi utilizado também o TNT.



Os alunos de dividiram em grupos e fizeram o trabalho em equipe.

 

Vejam as fotos!





Tela: " A visão do agreste" confeccionada em tecido.
Oficina de garrafa PET
Oficina de garrafa PET

Porta-jóias confeccionado com PET, na foto à direita.

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Atividade de reciclagem na educação infantil

Hoje a turminha da Professora Flávia realizou uma divertida atividade de reciclagem utilizando copos de guaraná e recortes de tecido. Os alunos fizeram a colagem do tecido no copo confeccionando um porta lápis para sua mesa de estudo. A atividade de reciclagem neste caso vai além da fabricação de um utensílio, durante a aula alguns conceitos de sustentabilidade foram passados para os alunos como a diminuição de lixo, economia de energia, água e demais recursos naturais. A Educação Ambiental inserida na pré escola é um diferencial na formação do aluno como cidadão, no desenvolvimento de uma consciência ambiental global e local.


quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Atividades de Reciclagem e Palestra na Aula Inaugural 2013

O sexto ano do ensino fundamental participou hoje de atividades de reciclagem e de palestra sobre sustentabilidade ambiental na aula inaugural da disciplina de ciências. Em um clima bastante discontraído falamos sobre alguns problemas ambientais do nosso cotidiano e também pensamos em algumas soluções para estes problemas. Os alunos estão muito entusiasmados com a nova fase na sua vida escolar  e este momento é
 Na atividade de reciclagem, os alunos confeccionaram porta lápis com copos de guaraná natural, cola colorida e tinta. Durante a atividade os alunos foram incentivados a ajudar o companheiro que estivesse com dificuldade, estimulando assim o espírito de equipe e a solidariedade.
Preparação do material, lavagem, pintura e secagem.
Alunos da turma 601durante a atividade.
Alunos da turma 601 durante a atividade.

Final da aula: cansados e felizes!
Estamos certos que nosso papel como educadores vai além de transmitir os conhecimentos e informações do livro didático, participamos da formação da cidadania do aluno e fazemos isso com muito carinho, pelo futuro do planeta e dos nossos amados alunos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...