segunda-feira, 30 de julho de 2012

Segunda Colheita do Projeto Florescer no CEUSinho

Após um breve recesso retornamos às atividades normais com uma divertida atividade na horta do Projeto Florescer - o dia da colheita! Os alunos empolgados com as novidades realizaram atividades de manutenção da horta e colheram algumas hortaliças. Para quem nunca tinha visto o couve-flor foi uma grande novidade! Desta vez os alunos do segundo turno que levaram a colheita para casa. Ainda nesta semana faremos uma nova semeadura.





O incentivo do professor é muito importante - Tia Márcia com sua turminha!













quarta-feira, 18 de julho de 2012

Culminância do Projeto ENO no CEUSinho


Realizamos nos dias 12 e 13 de julho a culminância do Projeto ENO no CEUSinho, onde foram apresentados vários trabalhos realizados pelas turmas da educação infantil e primeiro segmento do ensino fundamental. Além dos trabalhos, assistimos apresentações musicais e teatrais em um evento aberto aos pais, que se encantaram com as habilidades de seus filhos. Na ocasião, relembramos através de fotografias, todos os trabalhos relacionados ao meio ambiente realizados neste ano, dentre eles destacamos as atividades do Projeto ENO - Environment Online.
Alunos da professora Márcia recebendo seus kits - uma parceria com a EMBRAPA Agrobiologia.
Em uma breve leitura da cartilha os alunos destacaram a importância da preservação do meio ambiente. "Precisamos usar para comer e devemos plantar", "se a gente não cuidar, tudo vai acabar", frases dos alunos empolgados com as atividades do jogo da memória.

Leitura de alguns trechos da cartilha.

Alunos expondo seu ponto de vista sobre as questões apresentadas.

Oficina de pintura com a educação infantil


Na ocasião fizemos uma doação de mudas produzidas no quintal da escola. Em breve mais fotos sobre o evento.

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Rio + 20

Em virtude da Rio +20, a escola CEUS, participante ativa do Projeto Environment Online - ENO, recebeu no dia 19 de junho a comitiva ENO, composta pelo idealizador do Projeto Mika e os coordenadores do ENO na Malásia, Índia, Finlândia e Taiwan, este último com alguns. Na ocasião também recebemos na nossa escola a Senhora Lúcia Martinazzo secretária de educação do município e suas acessoras e o secretário de Meio Ambiente e Agronegócio Ademar Quintella, com alguns diretores da secretarias. Foi um dia muito especial, onde os alunos puderam entender a dimensão do projeto ENO e sua importância a nível mundial.

Comitiva ENO com autoridades municipais e escolar. 
Apresentações de música e dança com tema: as nações mundiais e Rio de Janeiro

Comitiva ENO e autoridades municipais.
Plantação de mudas: a atividade mais popular do projeto ENO.
Apresentação musical da turma 701; comitiva ENO com o diretor financeiro Eliezer; Ravij coordenador ENO índia com alunos do quinto ano na muda recém-plantada.
Comitiva ENO na mega plantação organizada por Ademar Quintella e Fabiana Silva no Horto Florestal de Seropédica.
Linda apresentação dos alunos credenciados para entrar no Rio Centro - sede da Conferência Rio +20. Temos plena certeza de que esta participação trará retornos muitos positivos, prencipalmente em cidadania.
Gostaríamos de agradecer a todos os funcionários da escola envolvidos no projeto, que com todo entusiasmo trabalharam para que este evento acontecesse. Nossos visitantes apreciaram muito nosso trabalho na área de educação ambiental e nosso engajamento em organizar um evento unindo escolas particulares e municipais, o que nunca havia acontecido na história de nosso município. O princípio da UNIÃO  faz parte do nosso nome - Centro Educacional União Seropédica - e conseguimos provar que atitudes valem mais do que palavras.

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Desafio Mundial de Monitoramento da Água - WWMD

 A água é essencial para os seres vivos, a falta dela pode matar muitos deles em poucas horas. Se formos considerar que temos apenas cerca de 2,5% de água potável em todo o planeta, poderemos prever a importância de se conhecer os fatores que interferem na qualidade e com isso criar medidas de proteção. Os alunos do nono ano participam do projeto internacional Water World Monitoring Day, onde são incentivados a analisar a qualidade da água do bairro, através do estudo das principais variáveis que interferem no bem estar dos sistemas aquáticos, como a turbidez, quantidade de oxigênio dissolvido, temperatura e pH.
Caminhada pela ciclovia até o Campus da UFRRJ e análise da água do lago do Instituto de Biologia - IB



Lago com a mata ciliar preservada e limpa com presença de biomarcadores revela a boa qualidade da água.


O estudo segue o protocolo de uma aula de campo com registros dos dados coletados e biossegurança.



Todas as análises foram feitas no local.
O "momento Robert" não pode faltar...
Todos os dados destas análises serão publicados no site do projeto doador dos kits (WWMD), que tem como parceiro o projeto ENO - Environment Online. A publicação destes dados vibializa o envio de mais material para nossos estudos. Como educadores percebemos a importância destas atividades que tornam o aprendizado muito prazeroso, geram expectativas e intusiasmam os alunos. São coordenadores deste projeto o Professor Josiel (produção textual) e Fabiana (ciências).

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...