terça-feira, 22 de maio de 2012

Dia de Colheita no Projeto Florescer

O Projeto Florescer desenvolvido no CEUSinho, começou a colher literalmente seus frutos. Há cerca de dois meses, no início do ano letivo, os alunos da educação infantil, semearam vários tipos de hortaliças e temperos na horta vertical. Nesta semana começamos a colher as hortaliças. As crianças gostaram muito da experiência com o plantio e já estão na expectativa para o próximo dia de plantação!
As professoras da educação infantil participando ativamente da colheita, ajudando e orientando seus alunos.
As hortaliças plantadas na garrafa PET não cresceram muito como as do canteiro de chão, mais mesmo assim as crianças fizeram questão de levar prá casa, para mostrar aos seus familiares que aprenderam a cuidar de uma "plantinha".
 Algumas hortaliças se adaptam muito bem ao sol, quando a horta vertical foi confeccionada, ainda no verão, a luz solar incidia bastante sobre as garrafas, com a mudança de estação elas estão recebendo mais o reflexo de luz da parede e talvez isso deva ter atrapalhado um pouco o desenvolvimento. Mais valeu a experiência, amanhã já vamos começar  a manutenção para semear.
A horta ficou muito linda!

Tia Patrícia (acima), Tia Flávia (esquerda) e Tia Cínthia (direita).
As turminhas das tarde farão suas atividades na próxima semana! Até a próxima postagem!

sábado, 19 de maio de 2012

Eno Tree Planting Day na escola CEUS

O dia ENO de plantar árvores é um evento que ocorre no mundo inteiro, duas vezes ao ano, em maio e em setembro e reúne milhares de escolas em todo o planeta. O objetivo maior deste projeto é plantar 100 milhões de mudas até 2017 e para atingir este objetivo, milhares de pessoas no mundo inteiro promovem ações em suas comunidades e escolas, unindo esforços e compartilhando conhecimento. O projeto ENO é uma excelente oportunidade de inserção das Tecnologias de Informação e Comunicação  (TIC) na educação, além de permitir o intercâmbio com outras culturas e desenvolver o senso de coletividade.
Plantação de 240 mudas e manutenção da horta do Projeto Florescer.
Na horta do Projeto Florescer temos: tomate, alface, rúcula, beringela, couve, cenoura, aipim, coentro e salsa.



Passeio ecológico com o sexto ano

No dia 17/05 foi realizado um passeio pelo campus da UFRRJ com os alunos do sexto ano. Os alunos observaram de perto o lago, passamos pelo Jardim Botânico da universidade, pela floresta de pinheiros e terminamos com um agradável "pic-nic" na quadra de esportes. Os alunos jogaram futebol, fizeram caminhadas e tiraram muitas fotos!
É importante destacar que estas atividades ao ar livre são muito importantes no processo de socialização do aluno, ajuda a conhecer melhor o outro e abre espaço para novas abordagens na sala de aula.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...