terça-feira, 24 de abril de 2012

A Violência é uma droga.

 O oitavo ano apresentou hoje seu trabalho sobre a violência e os fatores que a intensificam. Dentro deste contexto os alunos utilizaram recortes de jornais e revistas, que ilustravam com detalhes como o consumo de bebidas alcólicas e o uso de drogas tem agravado a violência no nosso Estado. Tendo em vista minimizar estes fatores, os alunos apresentaram formas de combater esta violência, como denunciar a pedofilia, leis que amparam a pessoa violentada, como minimizar as várias formas de bullying além de uma pequena retrospectiva sobre as propagandas de cigarro, intitulada "propaganda enganosa", que antigamente "vendiam" uma imagem boa e saudável sobre o produto.

Atividades lúdicas sobre violência X gentileza: o bem sempre vence!
Paz na escola! Como podemos nos relacionar minimizando os conflitos.Tolerância e a gentileza são fundamentais.

Cartas na mesa: jogo sobre ética e cidadania, onde vence quem encontrar as respostas corretas no baralho.

Pulseirinha da campanha "Paz na Escola" e painel explicativo.

A violência gera mais violência, para combatê-la precisamos conhecer os mecanismos legais e se afastar dos fatores que aumentam a violência. Desta forma lúdica aprendemos que devemos respeitar a todos apesar de nossas diferenças!

sábado, 21 de abril de 2012

Oficinas de Biologia, Química e Física para o Ensino Médio

Já está mais que provado que as atividades práticas em ciências auxiliam na compreesão de conceitos. Este ano, o CEUS está investindo em oficinas de biologia, química e física para os alunos do ensino médio e os encontros estão agentados com antecedência sempre para o horário da tarde às segundas-feiras (com o professor Víctor) e terças-feiras (com a professora Fabiana), sempre a partir das 14:00 horas. Seguem abaixo as fotos das atividades realizadas neste primeiro bimestre. Esperamos que os alunos que ainda não compareceram se sintam motivados, pois o ambiente é bastante descontraído e as atividades realizadas são previamente elaboradas com base nos conteúdos programáticos de cada série.
Oficina de microbiologia: ensinando técnicas de cultivo de microorganismos "in vitro"


Atividade prática de física: conceitos de calor, temperatura e combustão vistos na prática!

Oficinas de Biologia: extração de DNA de células vegetais; identificação de proteínas e carboidratos em alimentos, com o uso dos reagentes - solução iodo e biureto.
Estamos trabalhando baseados no Método Científico, onde o aluno elabora perguntas e tenta respondê-las através de experimentos, que podem dar um resultado imediato ou demorar alguns dias, como é o caso dos estudos com microorganismos.
Literalmente de olho no DNA: parte superior do tubo de ensaio!

Oficina de Biologia: estudo da ação dos atibióticos no desenvolvimento de colônias bacterianas. Oficina de Química: óxido-redução utilizando cobre e nitrato de prata reação - formando líquido azulado.

Oficina: interações biológicas entre bactérias e leguminosas - preparo do inoculante para sementes de feijão e soja.

Oficina de química: a química dos alimentos - identificação de açúcar-redutor com o reagente benedict.
Esperamos poder conferir juntos os resultados dos experimentos de vocês, nos nossos próximos encontros! Até a próxima postagem!

15 de Abril Dia da Conservação do Solo

Em comemoração ao Dia da Conservação do Solo, o CEUSinho promoveu uma série de atividades que incluiu palavras explicativas, reflexões sobre a importância de se preservar o solo, plantação de mudas,  semeadura e rega. Além de atividades práticas sobre a porosidade dos solos e identificação dos solos brasileiros.

Horta confeccionada com garrafas PET
Palavras explicativas e reconhecimento dos tipos de solo brasileiros.
O solo como o sustento da vida: os alunos chegaram a conclusão de que nossos alimentos existem porque o solo sustenta todo este mecanismo.
Atividade prática sobre porosidade dos solos.
Os alunos desenvolveram atividades com o auxílio de suas respectivas professoras e demostraram-se bastante empolgados com as atividades. Foi um dia realmente memorável!


Plantação e rega.
Estas atividades contribuem para o trabalho colaborativo, espírito de equipe e desenvolve novas habilidades e interesses no aluno; além disso a promoção de ações que visem o desenvolvimento sustentável colabora para a formação de cidadãos de bem e conscientes de seu papel na sociedade.
Jardineira do Projeto Florescer e Horta Vertical
Lindas flores no Jardim do "Projeto Florescer" e a Horta Vertical já apresenta mudas bastante desenvolvidas. Nossos alunos estão bastante empolgados. Até a próxima postagem!

terça-feira, 10 de abril de 2012

Aula sobre plantas medicinais no CEUSinho

A nossa horta de chão está quase finalizada, ontem a primeira turma visitou a horta e fez um breve reconhecimento de algumas plantas medicinais como a hortelã, capim-limão, erva cidreira etc. Após este reconhecimento falamos da importância destas plantas para a indústria farmacêutica que remove o princípio ativo destes vegetais e fabricam medicamentos para fins diversos. ainda falamos da prática de se utilizar partes das plantas como remédio caseiro, seja em forma de chá ou sumo das folhas amassada. Depois disso os alunos fizeram a rega da horta com a ajuda de sua professora.


Quem sabe o que é hortelã? Alguns sabiam... Hortelã era um tipo de bala! Agora todos conhecem!
 


Semana que vem temos outro encontro com mais novidades, novas ervas medicinais para conhecermos, discutirmos sua importância e desta vez com a horta toda pronta. Até a próxima postagem!!!!!!!

Horta Vertical do CEUSinho

Os alunos do CEUSinho estão fazendo o acompanhamento do desenvolvimento das sementes na horta vertical. Algumas hortaliças já estão grandinhas e despertam a curiosidade dos pequenos, que já demostram compreender a importância da água em quantidade adequada e da remoção ervas daninhas. As professoras estão bastante ativas e animadas o que ajuda a despertar o interesse de seus alunos pelas práticas ambientais. Seguem as fotos das aulas.  








O Projeto Florescer objetiva mostrar através de alternativas sustentáveis, que podemos cuidar do nosso planeta, diminuindo consumo de água, a produção de lixo, incentivando práticas de manejo adequado do solo, preservação do solo e da água, reciclagem e cuidados com a saúde, além de muito amor ao próximo! Até a próxima postagem!

domingo, 8 de abril de 2012

Automedicação: um risco à saúde.

Neste início de ano, elaboramos algumas propostas de trabalho relacionadas ao meio ambiente e saúde.Criamos uma atividade para o oitavo ano na qual os alunos discutiram algumas questões sobre os problemas da automedicação. Esperamos contribuir com nosso trabalho, inspirando outras pessoas a cuidar corretamente da sua saúde!

As alunas fizeram uma pesquisa, onde identificaram os remédios mais consumidos sem receita médica pela nossa comunidade escolar, a partir destes resultados elaboraram uma proposta de sensibilização, falando dos riscos à saúde associados a esses medicamentos. Ainda discutimos questões sobre a propaganda de medicamentos, uso anabolizantes, a importância de informar ao médico sobre o uso de algum medicamento, para um não interferir na ação do outro, medicamentos genéricos e vendas de remédios com tarja preta pela internet. Também falamos sobre uso de doses erradas que interferam no tratamento e na saúde.
Primeira fase do trabalho: pesquisa para identificar quantos alunos se automedicam e o remédio que utilizam.
Segunda fase: elaboração de cartazes e arrumação do espaço.

A ideia central do medicamento "sem noção" é que ele é usado sem orientação médica. Ele pode chamar atenção pelas propagandas ou até mesmo pode ser muito indicado por conhecidos.



O "bom senso" é o medicamento informado pelo médico, com dose certa e acompanhamento.
Momento "robert" com parte da turma 1001.

Ao persistirem os sintomas o médico deverá ser consultado? Não deixe esta frase se sobrepor ao seu "bom senso". Consulte sempre um médico ou procure orientar-se com um farmacêutico!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...